Gripe Suína/ Influenza A / H1N1
O que quero trazer para você leitores é o máximo de informação e conhecimento para levar para outros lugares e assim por diante, deixando assim todos a par do assunto.
O que é? Seus sintomas. Curiosidades. Tudo isso vocês encontraram aqui.
O que é?
É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos.
Como saber se possuo a doença?
Através dos sintomas.
· Febre alta repentina maior que 38°
· Tosse
· Dor de cabeça
· Dores musculares e nas articulações
· Dificuldade respiratória
tendo esses sintomas procurar um medico
Possui tratamento?
Sim. Tem um medicamento disponível na rede pública de saúde que será usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido pelo Ministério da Saúde.
Obs: O remédio sói faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas.
Com a aproximação dos meses de inverno, há maior risco de contagio da gripe A ?
Sim. O risco de contagio do vírus aumenta com o frio, como o de qualquer outra gripe.
É seguro comer carne de porco e alimentos como presunto, patê suíno, salame, salsicha e bacon?
Sim. Não existe de transmissão da gripe por ingestão de alimentos adequadamente preparados. O vírus H1N1 não resiste ao cozimento em temperaturas superiores a 70ºC, como se recomenda para a preparação de carne de porco e outras carnes.
Sobre a Vacina
A primeira vacina para a nova gripe foi anunciada para o início do outono de 2009 no hemisfério norte. Os laboratórios Novartis e Baxter International foram os primeiros a iniciar a produção em larga escala da vacina, seguidos por outros laboratórios. Países europeus compraram grandes lotes dessas vacinas: a França gastou US$ 1,2 bilhão com 94 milhões de doses de vacinas para a gripe A; a Alemanha adquiriu cerca de 50 milhões de doses; e a Holanda gastou 34 milhões de doses para uma população de apenas 12 milhões de pessoas. Devido à baixa adesão da população desses países à vacinação (que chega a apenas 8% na França), vários países da Europa anunciaram a revenda da vacina no início de 2010. Esse grande gasto dos países europeus com a compra de vacinas contra a gripe suína está causando atrito entre governos e partidos de oposição.
Os pesquisadores já catalogaram o vírus da gripe suína como A/H1N1.
Há um derivado do mercúrio na vacina, o timerosal, usado para conservar o medicamento. Como a quantidade é pequena, não há registros de danos ao corpo. O Ministério da Saúde recomenda que pessoas alérgicas à substância consultem um médico. Pesquisas recentes não confirmam associação entre a substância e o autismo.
Assim como o derivado de mercúrio, o esqualeno é um componente comum em vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, ele é um complemento alimentar retirado do fígado do tubarão e não oferece risco para o sistema imunológico.
A medicação é semelhante à usada na prevenção da gripe comum. A principal diferença é que o vírus morto usado é o do H1N1.
A maioria das pessoas que adoecem realmente se recuperam bem. A vacinação tenta impedir que os grupos considerados de risco, como as gestantes, tenham prejuízos à saúde.
Curiosidades
· A letra A indica o tipo mais variável de vírus, ou seja, o tipo de vírus com potencial de fazer adoecer o maior número de pessoas. Os vírus da gripe humana são classificados em A, B ou C, de acordo com esse critério.
· A letra H, de H1N1, é a inicial de hemoglutinina, uma proteína localizada na superfície externa do vírus e que ele utiliza para se fixar nas células humanas. O nome vem da aglutina
ção das células do sangue.

· A letra N, de H1N1, é a inicial de neuraminidase, uma proteína que quebra os açúcares da célula atacada pelo vírus, de forma a esta libertar novos vírus.
· Os outros tipos são encontrados em aves. Como as aves não ficam gripadas – os vírus atacam seu sistema digestivo e não o sistema respiratório – as aves migratórias misturam e disseminam os vírus à escala mundial.
Bibliografia:
1 comentários:
Vamu nessa censurados...
tô adorandoooooOOoOoO
Postar um comentário